Carregando...

Emmanuel Macron é reeleito presidente da França

Segunda mandato tem duração de cinco anos

Emmanuel Macron será o presidente da França por mais 5 anos. Em eleição decidida no segundo turno, neste domingo, 24, ele derrotou a candidata da extrema-direita, Marrie Le Pen. Macron teve 58,6% dos votos, enquanto Le Pen, ficou com 41%. A eleição deste ano teve o maior índice de abstenção em 50 anos. 28% não foram as urnas. O voto não é obrigatório na França.

Macron foi reeleito com um índice menor do que em 2017. Na primeira fez que tomou posse, a mesma adversária, Le Pen, terminou com 33,9% dos votos. Em seu discurso, ele admitiu que parte dos eleitores do segundo turno votaram nele para conter o avanço da extrema-direita. A popularidade do presidente caiu devido às reformas da aposentadoria, que prevê a mudança da idade mínima de 62, para 64 anos, e do aumento das taxas de combustível. Por isso, foi apelidado de ”presidente dos ricos”. No entando, a economia se manteve e bons níveis e o desemprego caiu. Macron ressaltou que seu desafio no segundo turno será dar respostas aos que se abstiveram e aos que votaram em Le Pen, e que será o presidente de todos os franceses.

Em 2017, Emmanuel Macron foi eleito o presidente mais jovem da França, com 38 anos. Com um discurso de renovação na política, fez parte rapidamente do governo antecessor, de François Holande. No primeiro mandato, Macron lidou com as revoluções dos Coletes Amarelos, a pandemia, e mais recentemente, a Guerra na Ucrânia. Na crise de Covid, instruiu a exigência do passaporte da vacina em vários pontos públicos, para irritar os que eram contra a vacinação. No conflito na Europa, foi o principal diplomata que mediou os diálogos entre Rússia e Ucrânia, deixando de lado suas campanhas para se reeleger.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email