O governador Camilo Santana anunciou neste sábado (dia 10), em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o começo da retomada das atividades econômicas no Estado do Ceará, embora com uma série de restrições, a partir da próxima segunda-feira, 12. O anúncio, ao lado do secretário Cabeto Martins (Saúde), foi feito após reunião do Comitê de Enfrentamento à Pandemia.
O isolamento social será mantido, em todo o Estado, porque a medida “tem mostrado efeitos importantes”, reforçou Camilo Santana. “E o isolamento não é apenas um decreto, depende da colaboração de cada cidadão, nesse momento desafiador”, disse.
Camilo anunciou que haverá toque de recolher todos os dias da semana, das 20h às 5h; o isolamento social rígido vai continuar nos finais de semana, e só funcionarão as atividades essenciais, em todo o Estado.
Passam a ser liberadas gradualmente algumas atividades comerciais e de serviços, com 25% da capacidade de público, seguindo os protocolos sanitários, funcionando com horários diferenciados: alguns segmentos de 10h às 16h (comércio de rua), e outros, de 12 às 18h, como será o caso de restaurantes e lojas em shopping centers.
Escolas e igrejas
Quanto às escolas no Ensino Infantil, que já estavam liberadas para receber presencialmente alunos até 3 anos, agora estão liberadas para atender alunos de 4 a 5 anos; e as do Ensino Fundamental, também passam a ser liberadas as turmas de 1º e 2º anos, todas com 35% da capacidade e obedecendo aos protocolos sanitários.
As igrejas podem voltar a funcionar presencialmente, mas só poderão receber, no máximo, até 10% da capacidade. Porém, algumas atividades religiosas continuarão ainda sem liberação, para serem avaliadas pelo Comitê de Enfrentamento à Pandemia.
Por outro lado, todos os espaços públicos continuam com horários restritos, assim como áreas comuns dos condomínios.
Flexibilização
Com o anúncio, o governador confirma o que disse na semana passa, quando prometeu flexibilização a partir do dia 12. A semana foi de expectativa em torno da possível retomada, já que o sistema de saúde segue saturado, com fila de pacientes à espera de um leito.
O lockdown em Fortaleza, que já ultrapassa um mês e supera o instituído no ano passado, começou em 5 de março. Uma semana depois, todo o Ceará entrou em isolamento social rígido.
“Desde o início, estamos procurando tomar nossas decisões com muita responsabilidade e transparência, sempre dialogando e nos reunindo com todos os segmentos, através do Comitê, semanalmente”, disse Camilo Santana, durante o anúncio nas redes sociais.
Ainda neste sábado será publicado o Diário Oficial do Estado com todos os detalhes do novo decreto.
Fonte: Jornal O Otimista