[SAÚDE] Fortaleza não registra epidemia de dengue há 11 anos e ampliou cobertura da rede de atenção básica, segundo relatório da SMS

Em reunião na Comissão de Saúde e Seguridade Social nesta quinta-feira, 11, foi apresentado o Relatório Anual de Gestão da Rede Municipal de Saúde referente ao ano de 2023, com dados relacionados aos programas desenvolvidos pelo município em todos segmentos (atenção básica, secundária e terciária). O momento contou com a participação do secretário de Saúde, Galeno Taumaturgo, e de técnicos da pasta que falaram sobre a situação da rede de saúde, os avanços e investimentos da gestão municipal.

Dr. Galeno Taumaturgo reforçou o compromisso do Município em garantir um serviço de qualidade à população, e que a gestão tem buscando recursos para a ampliação e manutenção da rede. “Os números são positivos e estaremos sempre disponíveis para receber os vereadores e a população para dialogar sobre as demandas da cidade”.

Ao falar dos resultados, com destaque para ampliação das unidades de atenção básica chegando ao percentual de 73% de cobertura da população, e dos índices alcançados pelo município na vigilância em saúde e no atendimento especializado na rede hospitalar, o gestor falou da importância de repasse financeiros de outras esfera na garantia de serviços essenciais.

Outro ponto de destaque na política de saúde foi a estabilização dos casos de dengue, com Fortaleza sem registrar picos de epidemia nos últimos 11 anos. Na rede hospitalar, o custeio do Instituto José Frota (IJF) e dos serviços da rede hospitalar.

Na fala sobre o IJF foi destacado os serviços especializados na política de doação de órgãos, atendimento de queimados e o Ceatox. No atendimento de trauma, a gestão municipal reforçou a importância de priorizar os perfis dos pacientes garantindo uma otimização dos serviços.

O presidente da Comissão, vereador Raimundo Filho (PDT) agradeceu a presença dos servidores da SMS e do secretário Galeno Taumaturgo. Muita coisa acontecendo pela primeira vez e que está trazendo uma maior qualidade de vida para a população de Fortaleza”.

No resumo das obras, a SMS destacou a construção e reformas de postos de saúde, de Centros de Atenção Psicossocial, ampliação dos Consultórios de Rua, e do projeto Vem Saúde.

Fonte: CMFor por Adriana Albuquerque/Portal PublicoA

Foto: istockphoto

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email