Governo confirma nove casos do novo coronavírus

Subiu para nove o número de casos de coronavírus confirmados no Ceará. Ao todo, são oito em Fortaleza e um em Aquiraz. As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), e foram divulgadas nessa segunda-feira, 16. A quantidade triplicou em um dia, já que, no domingo, 15, eram apenas três casos. A fim de combater a propagação da doença no estado, o governador Camilo Santa (PT) solicitou a suspensão dos voos internacionais do Ceará para Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, as aulas de escolas e universidades da rede pública do Ceará estão suspensas a partir desta quinta-feira,19. De acordo Camilo Santana, as aulas ficam suspensas por 15 dias. Entre as medidas adotadas, a partir de agora, estão: todos os eventos com mais de 100 pessoas devem ser cancelados, incluindo eventos religiosos; eventos públicos acima de 100 pessoas deverão ser suspensos, incluindo aulas em escolas e universidades públicas a partir de quarta-feira, por 15 dias; suspensão de visitas nas unidades prisionais do Estado; suspensão de férias de todos os servidores de saúde do estado; obrigatoriedade da higienização dos meios de transporte público pelo menos uma vez ao dia; protocolo de limpeza rígido nos transportes públicos, incluindo espaço para lavar as mãos dentro dos terminais.

Além disso, o quarto e quinto andares do instituto Dr. José Frota (IJF), que seriam entregues em abril e maio, respectivamente, com leitos de enfermarias terão, agora, 74 leitos de UTI. Serão usados como retaguarda para casos do coronavírus. O IJF, hospital de nível terciário da rede de assistência à saúde da Prefeitura de Fortaleza/CE, integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), é referência regional no socorro às vítimas de traumas de alta complexidade, lesões vasculares graves, queimaduras e intoxicações. Funcionando em plantão 24 horas, o centro de urgência e emergência conta com equipes completas em mais de 20 especialidades médicas.

Ainda ontem (16), algumas universidades e faculdades particulares optaram por cancelar as atividades no campus, entre elas: Unifor, IFCE, Unicet e Fanor. A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) continuará publicando boletim epidemiológico todos os dias. O Ceará está realizando os exames para comprovação do coronavírus há dois dias.

Sem alarmismo

Após a confirmação dos primeiros casos que testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19) no Ceará, o médico e secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, falou sobre as medidas que já estão sendo tomadas para impedir a contaminação e garantir o atendimento à população cearense. O secretário afirma que os cidadãos, profissionais da saúde e instituições podem colaborar por meio da prevenção e informação, evitando notícias falsas e alarmismos. “A presença de falta de ar é o sintoma principal para que a pessoa procure nossas unidades de emergência”, afirmou.

Na semana passada, o governador Camilo Santana se reuniu, no Palácio da Abolição, com os presidentes dos poderes Legislativo e Judiciário para avaliar as ações de prevenção e combate ao coronavírus no Ceará. Durante o encontro, o governador assinou o decreto que cria o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará. O comitê deverá reunir 25 entidades/órgãos – Assembleia, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, OAB, Justiça Federal, Defensoria Pública, Prefeitura de Fortaleza, Aprece, Uece, UFC, Fiec, Fecomércio, Acert, CDL, Anvisa e as secretarias da Saúde, Casa Civil, Segurança, Proteção Social, Educação e Administração Penitenciária.

A partir de agora, o comitê se reunirá permanentemente para avaliar o quadro no estado, no país e no mundo, e traçar estratégias e ações para combater os efeitos do coronavírus no Ceará. “Mesmo sem o Ceará ter registrado nenhum caso até o momento, essa é uma iniciativa que reúne os três poderes, diversos órgãos e a sociedade civil com o objetivo de tomar iniciativas que visam minimizar os efeitos do coronavírus no estado do Ceará”, citou o governador Camilo Santana.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email