Alícia Valentina, de 11 anos, morreu após ser espancada por colegas dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco, Sertão de Pernambuco. A agressão aconteceu na quarta-feira (3), e a menina teve morte cerebral confirmada no domingo (7), no Hospital da Restauração, no Recife.Após a agressão, Alícia foi levada ao hospital com sangramento no nariz, mas foi liberada. Em casa, voltou a passar mal, com sangramentos e vômito com sangue, sendo transferida para hospitais em Salgueiro e depois para o Recife.
A escola e a prefeitura afirmam que prestaram socorro e estão acompanhando o caso com apoio das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. A Polícia Civil investiga o caso, mas não divulga detalhes por envolver menores de idade.O corpo de Alícia segue no Instituto Médico Legal (IML) e deve ser liberado na terça-feira (9). Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.
Escola e prefeitura se pronunciam
A direção da Escola Municipal Tia Zita informou, por meio de nota, que prestou todo o socorro necessário à aluna e acionou os órgãos competentes. O Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação estão acompanhando o caso.A Prefeitura de Belém do São Francisco também se manifestou, afirmando que, desde o primeiro momento, tem prestado assistência total às famílias envolvidas, com o apoio das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, garantindo suporte psicológico, social e médico.
“Ressaltamos que o episódio está em processo de apuração para que todas as medidas cabíveis sejam adotadas de forma responsável e transparente”, diz a nota oficial.A gestão municipal ainda reiterou seu compromisso com a proteção dos estudantes da rede pública e afirmou que não tolera qualquer forma de violência no ambiente escolar.