Faleceu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos, o engenheiro civil, urbanista, professor e ex-prefeito de Fortaleza José Walter Barbosa Cavalcante. Natural de Capistrano, no interior do Ceará, ele nasceu em 16 de julho de 1927 e teve uma carreira marcada pela atuação técnica e política no Estado, principalmente durante os anos 1960.Formado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, em São Paulo, José Walter também fez especializações no exterior. No Ceará, foi professor catedrático da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de ter atuado como diretor da Estrada de Ferro e do extinto Banco do Estado do Ceará (BEC).
Entre 1967 e 1971, assumiu a Prefeitura de Fortaleza, indicado durante o período do Regime Militar. Na gestão, deixou como legado importantes obras de infraestrutura urbana, como a construção do Ginásio Paulo Sarasate e da Avenida Perimetral, vias que ajudaram a reorganizar a malha viária da capital.O destaque de sua gestão, no entanto, foi o Núcleo Habitacional Integrado do Mondubim, hoje conhecido como Conjunto Prefeito José Walter. O projeto, idealizado para acolher famílias com moradias dignas e estrutura urbana, é até hoje um dos maiores conjuntos habitacionais da capital.
Casado com Maria Amélia Cavalcante, deixa quatro filhas, oito netos e um bisneto. Também guardava na memória o filho homem, que faleceu ainda bebê.O velório acontece nesta sexta-feira (4), no Zelo Complexo Velatório Ethenus (Rua Padre Valdevino, 1688 – Aldeota). A missa de corpo presente será às 14h, com sepultamento às 16h, no Parque da Paz, no bairro Passaré.Nos últimos anos, vivia no Mucuripe, de onde contemplava o mar e a cidade que ajudou a erguer. Fortaleza se despede de um homem que deixou sua marca não apenas nas ruas, mas também na vida de quem passou a chamar de lar o bairro que leva seu nome.