Carregando...

Lula participa da cúpula do G7 no Canadá em meio a tensão global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou, na manhã desta segunda-feira (16), para o Canadá, onde representará o Brasil como país convidado na 51ª cúpula do G7. O encontro entre as principais potências econômicas do mundo começa na terça-feira (17), em Kananaskis, na província de Alberta. Entre os temas centrais da reunião estão os conflitos no Oriente Médio, especialmente a escalada entre Irã e Israel, além da guerra entre Rússia e Ucrânia.

De acordo com a agenda oficial, Lula desembarca em Calgary por volta das 17h (horário local), cidade localizada a cerca de 100 km do local da cúpula. Ainda nesta segunda-feira, ele será recebido em uma cerimônia promovida pela primeira-ministra de Alberta, Danielle Smith, às 17h30, e participará de um jantar de boas-vindas oferecido pela governadora-geral do Canadá, Mary Simon, às 18h30.

Esta é a nona vez que Lula é convidado a participar do evento. Além do Brasil, líderes da África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México também integram o grupo de convidados. Instituições como a ONU, o Banco Mundial e a Comissão Europeia estarão representadas. O Itamaraty informou que o foco das discussões envolvendo o Brasil será a segurança energética, com destaque para inovação tecnológica, infraestrutura e cadeias produtivas de minerais críticos. A preservação de florestas e a prevenção de incêndios também fazem parte da pauta ambiental da reunião.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Faça seu pedido