Após a abertura no dia 6 de junho no José Walter, o São João de Fortaleza 2025, com o tema “É Arraiá por toda a cidade”, levará 24 festivais juninos e 50 quadrilhas para ruas, praças e ginásios em todas as 12 Regionais de Fortaleza, entre 13 de junho e 13 de julho. A ação é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor, visando democratizar o acesso à cultura por meio da descentralização das ações.
Primeira capital do Brasil a registrar oficialmente as quadrilhas juninas como patrimônio imaterial, Fortaleza celebra essa conquista com a valorização das manifestações populares. Ao todo, serão 35 quadrilhas adultas e 15 infantis em etapas competitivas. Os 74 projetos selecionados via Edital Festejos Juninos 2025 receberão apoio financeiro, com investimento total de R$ 1,3 milhão.
As 12 quadrilhas mais bem pontuadas nas Regionais disputarão a final do Festival Municipal de Quadrilha Junina nos dias 18 e 19 de julho, no quadrilhódromo montado no José Walter. Para a secretária de Cultura, Helena Barbosa, o apoio aos grupos é essencial para fortalecer os festejos, promover a cultura popular, estimular a economia criativa e ampliar o acesso da população. O evento também movimenta a economia local e o turismo.