Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025. Nesta edição, as provas serão aplicadas em todo o País nos dias 9 e 16 de novembro, em dois domingos consecutivos.
No primeiro domingo, os candidatos farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que incluem Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação, além das questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que abrangem História, Geografia, Filosofia e Sociologia, e também a redação. Já no segundo, serão aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias, bem como de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que englobam Química, Física e Biologia.
Para participar, o estudante interessado deverá realizar sua inscrição exclusivamente por meio da Página do Participante até o dia 6 de junho e realizar o pagamento da taxa de R$ 85. No entanto, alunos de escolas/instituições de ensino público tem direito à isenção automática.
Além disso, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela realização do ENEM, salienta que para os candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba, (municípios do Pará), as provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em função da realização da COP30 na região. Tal alteração visa garantir a segurança e a logística de todos, reitera.
No dia das provas, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, então é importante chegar com calma e sem pressa para evitar imprevistos. O primeiro dia de prova termina às 19h, e o segundo, às 18h30. Não esqueça de levar um documento oficial com foto — pode ser a carteira de identidade, CNH ou passaporte — e lembre-se de que aparelhos eletrônicos não são permitidos durante toda a prova.
Além de ajudar você a conquistar uma vaga na faculdade, o ENEM também pode ser usado para obter o certificado do Ensino Médio, se você tiver 18 anos ou mais e alcançar a pontuação mínima exigida.
Para mais informações, confira o edital
Reportagem: Maria Helena Fradique Accioly Fontenele
Edição: Raimundo Machado Neto