Um blecaute digital está causando atrasos em voos, além de impactar negativamente serviços bancários e de comunicação globalmente, hoje, sexta-feira, 19. Vários países reportaram dificuldades técnicas que afetaram emissoras de TV locais, terminais aéreos internacionais, sistemas ferroviários, mercados financeiros e outros serviços essenciais.
Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker. A interrupção foi atribuída à CrowdStrike, uma empresa de segurança cibernética cujo software é usado por dezenas de indústrias ao redor do mundo para proteger contra hackers e violações externas. Uma atualização de software lançada pela CrowdStrike é apontada como a causa principal, levando a falhas em computadores que utilizam o sistema operacional Microsoft Windows.
Em um comunicado, a Microsoft dos Estados Unidos declarou que está tomando medidas para resolver o problema. No pré-mercado de Nova York, as ações da CrowdStrike registraram uma queda de 14,2% às 7h48 (horário de Brasília), enquanto as da Microsoft apresentaram uma redução de 2%.