Na noite deste domingo (14), no Hard Rock Stadium, em Miami, a seleção treinada por Lionel Scaloni venceu a Colômbia na prorrogação por 1 a 0, e se tornou a maior vencedora da competição continental. Lautaro Martínez marcou o gol decisivo na prorrogação, garantindo à Argentina seu 16º título na Copa América. Com essa vitória, a Argentina ultrapassou o Uruguai e agora lidera sozinha o ranking dos maiores vencedores do torneio sul-americano.
Enquanto isso, a Colômbia perdeu uma oportunidade significativa de quebrar seu longo jejum de títulos. A equipe colombiana não conquista um campeonato desde 2001, quando foi campeã exatamente na Copa América. O primeiro tempo foi tranquilo, sem grandes oportunidades para ambas as seleções, que tiveram momentos alternados durante os primeiros 45 minutos. Júlian Álvarez, logo no início, foi quem mais ameaçou pela Argentina, enquanto Córdoba acertou a trave defendida por Dibu Martínez.
Já a segunda etapa começou de forma intensa, com as duas equipes buscando resolver o jogo dentro do tempo normal. A Colômbia, com James Rodríguez em boa forma, viu Arias quase marcar, mas a bola raspou na trave. Em seguida, James cobrou escanteio para Sánchez, que cabeceou por cima do gol.
Depois de uma segunda etapa quente, a prorrogação não começou diferente. Com 4 minutos, De Paul apareceu na linha de fundo e cruzou para trás. Nico González chegou batendo e viu Vargas fazer grande defesa. Tagliafico também teve boa chance, mas o goleiro colombiano fez defesa tranquila. Na segunda etapa, Lautaro Martínez decidiu o jogo. O camisa 22, que entrou no segundo tempo da prorrogação, recebeu passe de Lo Celso e bateu sem chances para Vargas. Gol da Argentina. Gol do título!