Nicolás Maduro, ditador venezuelano, chega ao Brasil com recepção calorosa do presidente Lula

Nesta segunda-feira (29.maio.2023), o presidente da República – Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu o ditador venezuelano Nicolás Maduro no Palácio do Planalto para uma reunião política entre os dois países. Esta é a primeira visita do tirano desde o ano de 2015, onde este participou de uma cúpula do Mercosul, em Brasília (DF), durante a gestão de Dilma Rousseff.

Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram recebidos de forma calorosa por Lula, Janja (a primeira-dama), ministros, assessores ligado ao PT e também pelos militares brasileiros que, com gesto de respeito à autoridade política, prestaram continências.

Amanhã, terça-feira (30), cerca de 11 presidentes da América do Sul irão se encontrar no Itamaraty para debater sobre a integração regional.

Apenas com a exceção da líder peruana Dina Beluarte, na qual há um veto constitucional para sua saída do país, todos os demais chefes de Estado estarão presentes na capital federal nesta semana. Entre eles, destacamos Fernandéz (Argentina), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia) e Luis Lacalle Pou (Uruguai).

A reunião entre esses líderes será estritamente reservada e, deverá ocorrer por meio de duas sessões fechadas, cabendo apenas a presença extra de até 02 (dois) assessores de governo e seus respectivos chanceleres

Maduro teve a entrada proibida no País durante a gestão do ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), quando o governo brasileiro chegou a romper relações com o país vizinho.

* Com informações da CNN Brasil

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email