Carregando...

PF encontra documento que aponta desejo de Bolsonaro de mudar resultado da eleição

Proposta foi apreendida na casa de Anderson Torres

A Polícia Federal encontrou um documento em que Bolsonaro iria reverter o resultado das eleições presidenciais de 2022. Ele foi apreendido na casa de Anderson Torres, na última terça-feira, 10. O jornal a Folha de São Paulo teve acesso e divulgou o documento nesta quinta-feira, 12.

Nele, há uma proposta para que o ex-presidente Jair Bolsonaro instaurasse o estado de defesa no Brasil, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo seria mudar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, eleito de forma legítima.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Morais decretou a prisão do ex-ministro da Defesa no governo Bolsonaro e ex-secretário de segunda do Distrito Federal. Atualmente, ele se encontra nos Estados Unidos.

Pelo Twitter, Anderson Torres se defendeu e disse que “uma pilha de documentos para descarte, onde muito provavelmente o material descrito na reportagem foi encontrado. Tudo seria levado para ser triturado oportunamente no MJSP. O citado documento foi apanhado quando eu não estava lá e vazado fora de contexto, ajudando a alimentar narrativas falaciosas contra mim”. Ele ainda exaltou seu trabalho a frente da Defesa. Fomos o primeiro ministério a entregar os relatórios de gestão para a transição. Respeito a democracia brasileira. Tenho minha consciência tranquila quanto à minha atuação como Ministro”, finalizou Anderson Torres.

Estado de defesa

O estado de defesa está previsto na Constituição, no artigo 136. Ele permite que o presidente intervenha em “locais restritos e determinados” para “reservar ou prontamente restabelecer a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza”.

Foto: CNN

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email