Carregando...

Morre o Papa Emérito Bento XVI, aos 95 anos

Pela primeira vez na história, um Papa em exercício irá se despedir de seu antecessor

O Papa Emérito Bento XVI morreu neste sábado, 31, aos 95 anos, em um convênio, no Vaticano, onde vivia há nove anos, longe dos holofotes. Na última quarta-feira, o Papa Francisco informou em discurso que o quadro de saúde de Bento era “grave, mas estável”. Ele será velado na próxima quarta-feira, 5, na Basílica de São Pedro.

Bento exerceu sua função por apenas seis anos e foi o primeiro Papa a renunciar em 600 anos.Após a eleição de Francisco, o mundo viu pela primeira vez dois Papas. Bento renunciou ao cargo alegando não ter mais boas condições de saúde para comandar a Igreja Católica.

Período de Bento XVI

Joseph Ratzinger nasceu na Alemanha no dia 16 de abril de 1927. Na adolescência, estudou grego e latim, além de se formar em Teologia pela Universidade de Munique. Foi professor por 25 anos de Teologia, antes de ser arcebispo de Munique. Foi escolhido papa em abril de 2005, aos 78 anos, para suceder João Paulo 2º (1920-2005), um dos pontífices mais populares da história.

Seu período como Papa foi marcado por seguir dogmas da Igreja à risca. Polêmicas também surgiram. Ele é acusado de se omitir em casos de arcebispos que abusaram sexualmente crianças. Pediu renúncia em 11 de fevereiro de 2013, após alegar que não teria mais condições de fazer viagens e exercer a corrida vida de Papa.

Seu sucessor, Francisco, pensa diferente, é mais liberal, no entanto, os dois mantinham uma ótima relação.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Faça seu pedido