Rodinei, contestado e que não terá seu contrato renovado ao fim do ano, converteu a cobrança decisiva
O Flamengo é tetracampeão da Copa do Brasil! Em final decidida nos pênaltis, a geração mais vencedora da história do clube conquista a última taça que faltava. O gol do título saiu dos pés de Rodinei, que chegou em 2017 e recebeu várias críticas. Em um 2022 mágico, lateral dá a volta por cima em seu último mês defendendo a camisa rubro-negra.
O Corinthians entrou com uma escalação diferente, jogando com três zagueiros e com Lucas Piton no lugar de Adson. No entanto, o Flamengo não se intimidou e marcou com Pedro. Em tabela dos meias Arrascaeta e Everton Ribeiro, o centroavante apareceu na área para abrir o placar, aos 8 minutos de jogo. Dominando a posse de bola, o Fla continuou atacando e fez o segundo com Gabigol, mas foi anulado pelo VAR. A partir da metade do primeiro tempo, o Corinthians equilibrou as ações, com Renato Augusto tocando mais na bola e distribuindo mais passes decisivos, no entanto, não criou chances perigosas. No fim do jogo, Arrascaeta fez o gol, mas anulado pelo VAR por impedimento de Gabigol.
Vitor Pereira colocou Adson na segunda etapa e o Timão foi melhor. Yuri Alberto finalizou com perigo logo aos seis minutos. Com menos posse de bola, o Fla buscava os contra-ataques. Gabigol lançou Arrascaeta. O uruguaio finalizou de bico, forte, e Cássio pegou. A pressão corintiana quase resultou em gol. Adson cruzou e Roger Guedes perdeu embaixo da trave. Dorival colocou dois jogadores improvisados: Fabrício Bruno e Matheuszinho entraram como volantes, mas sem ritmo de jogo na função. Com isso, Giuliano teve mais facilidade para rodar a bola no meio. Aos 36 minutos, Renato Augusto cruzou, Fábio Santos tocou de calcanhar para o meio da área. A zaga do Fla não afastou e sobrou para Giuliano levar a partida para os pênaltis.
Fábio Santos abriu as penalidades e Filipe Luís parou em Cássio. Giuliano, Renato Augusto e Maycon marcaram para o Timão. David Luiz, Léo Pereira e Everton Ribeiro para o Flamengo. Fagner parou no travessão e Gabigol fez. Nas cobranças alternadas, Matheus Vital isolou e Rodinei, fez o gol do título.