Essas cidades foram tomadas pela Rússia, na Guerra. Em Kherson, mais de 96% da população apoia a unificação
Os resultados do referendo promovido pela Rússia para questionar se a população de cidades ucranianas apoiam a adesão ao território russo foram divulgados pelo RIA, agência de notícias estatal russa, nesta terça-feira, 27. Nas quatro cidades consultadas, Donetsk, Luhansk, Kherson e Donbass, a esmagadora maioria da população apoia a junção. As tropas russas tomaram essas regiões na guerra.
O referendo durou cinco dias nas cidades, que compõem 15% do território ucraniano. De acordo com o RIA, as primeiras contagens mostram apoio de 96,97% da população da cidade de Kherson para se aliar ao território da Rússia. Em Zaporizhzhia, no Donbass, a aprovação é de 98,19%. Os votos ainda não foram completamente contabilizados.
Com esses dados, a invasão do Kremiln sobre essas áreas pode ser facilitada. A maioria dos habitantes são russos e qualquer tentativa do governo ucraniano de impedir o anexo, poderia ser considerado um ataque ao território russo. Na semana, Vladmir Putin declarou que pode usar armas nucleares para defender a “integridade territorial” da Rússia.
As tropas de Putin vem perdendo força e território há meses. Algumas cidades ucranianas foram recuperadas pela Ucrânia, que começa a dar pequenos passos para voltar à rotina normal. O governo ucraniano e a Otan dizem que o referendo é falso e “que essas terras são a Ucrânia”.