Carregando...

Anvisa autoriza importação da vacina contra a varíola dos macacos

Decisão foi unânime; adultos de 18 anos ou mais estão liberados para usar o imunizante

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação e utilização da vacina contra a varíola dos macacos, ou monkeypox, nesta quinta-feira, 25. A decisão tomada pela diretoria colegiada do órgão foi unânime. A vacina da Jnneos (EUA) ou Imvanex (EMA), é o imunizante que deve ser usado no país. Ela é produzida pela empresa Bavarian Nordic A/S, e é fabricada na Alemanha e na Dinamarca.

Poderão ser vacinados os adultos com 18 anos ou mais. Sua validade tem prazo de 60 dias, sendo conservada entre -60° e -40°. Além da moneypox, ela também será utilizadas contra a varíola. Em seu voto, a diretora relatora Meiruze Freitas, destacou que a Monkeypox é causada por um vírus semelhante à varíola, portanto, espera-se que a vacina contra a varíola previna ou reduza a gravidade da infecção pela Monkeypox. Ainda não há previsão de estudos clínicos em humanos no Brasil.

A Anvisa se baseou no relatório produzido pela Agência Americana (FDA), da própria vacina contra a varíola dos macacos. A autorização será publicada no Diário Oficial da União.

Varíola dos Macacos

A doença, que explodiu no ano de 2022, na maioria das vezes, é uma doença autolimitada, e seus sintomas podem durar de duas a quatro semanas. O período de incubação, espaço de tempo que o vírus fica no organismo, pode durar até 21 dias.

Sintomas

O principal sintoma são lesões na pele (bolhas, vermelhidão, feridas), que aparecem no rosto, costas, mãos, pés, olhos, boca ou genitais.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email