Ele assume no lugar de Joaquim Silva e Luna; posse acontece hoje, às 15 horas
José Mauro Ferreira Coelho foi eleito o novo presidente da Petrobras, nesta quinta-feira, 14. O conselho aprovou a eleição e seu mandato será de um ano. José assume o comando no lugar do general Joaquim Silva e Luna, que foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro, em março. A justificativa do desligamento foram os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis, o que irritou a bancada do governo.
Ferreira Coelho foi presidente do conselho de administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA) e ocupou o cargo de secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia até outubro do ano passado. Antes, trabalhou por 12 anos na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal do governo responsável pelo planejamento do setor elétrico. Ele é graduado em química industrial, com mestrado em engenharia dos materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutorado em planejamento energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
No entanto, a expectativa é que não haja grandes alterações nos preços do gás, diesel e gasolina. Apesar da queda dos valores nas últimas semana, onde já é possível encontrar gasolina a R$6 o litro, a Petrobras se baseia no mercado exterior para definir o preço dos produtos. É o preço de paridade de importação, onde é regulado pelo valor dos barris de petróleo e no câmbio. Essa medida está no estatuto da empresa desde 2016.