Anvisa autoriza uso da Coronavac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

Exceção é para imunossuprimidos, indivíduos dessa faixa etária com baixa imunidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da Coronavac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, nesta quinta-feira, 20. A maioria da diretoria colegiada da agência votou a favor da liberação. Diferente do imunizante da Pfizer, único usado até o momento na vacinação de crianças, a dosagem e a composição será a mesma das vacinas aplicadas em adultos.

O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas. As crianças e adolescentes dessa faixa etária que têm comorbidades, também podem tomar a vacina contra a Covid-19. Já os imunossuprimidos, pessoas com baixa imunidade, ainda não estão autorizados a tomar a vacina. Mais de 30 países já vacinam menores de 12 anos.

O Instituto Butantan havia pedido o uso emergencial da Coronavac em julho à Anvisa, mas foi negado por falta de dados. Desta vez, mais informações foram divulgadas, entre elas, um estudo em fase 3, onde as vacinas são aplicadas em humanos, realizado no Chile, país onde também é fabricada os imunizantes da Coronavac. A Anvisa analisou, e concluiu que os benefícios superam os riscos, e que a vacina é segura e eficaz entre crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email