Carregando...

Três doses da Pfizer neutralizam Ômicron

Farmacêutica divulgou resultados de testes da vacina contra a nova variante do Coronavírus

Três doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer neutralizam a Ômicron. A farmacêutica divulgou os resultados de testes contra a nova variante, nesta quarta-feira, 8. Segundo o estudo, uma dose de reforço aumenta os títulos de anticorpos 25 vezes mais do que duas doses.

As duas doses ainda são eficazes contra a Ômicron, principalmente contra casos graves. Segundo a Pfizer, a manutenção da proteção acontece por que a proteína Spike (utilizada pelo vírus para invadir as células humanas) ainda pode ser reconhecida pelas células de defesa, mesmo na presença de mutações da variante Ômicron.

Os níveis de anticorpos após a dose de reforço são semelhantes aos níveis depois de tomar as duas doses. “Acreditamos que com duas doses você ainda tenha uma proteção relevante para doença grave [causada pela Covid-19]. Mas, claramente, a queda em anticorpos é substancial”, disse à CNN Mikael Dolsten, chefe de pesquisa da farmacêutica norte-americana.“No entanto, a boa notícia esta manhã é que nossos dados apresentam, de forma convincente, que quando você toma o reforço [da 3ª dose], o nível de anticorpos sobe 25 vezes.”

As vacinas são extremamente importantes no combate à Covid-19, pois geram uma memória imunológica às células. Dessa forma, ao entrar em contato com o Coronavírus, o sistema imunológico de uma pessoa vacinada reconhece o vírus e passa a produzir anticorpos contra ele, evitando casos graves, hospitalizações e mortes pela doença.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email