Bolsonaro fura isolamento e cumprimenta manifestantes em ato anti-Congresso

Bolsonaristas promoveram neste domingo (15.mar.2020)  atos anti-Congresso e STF (Supremo Tribunal Federal) e favoráveis ao governo em várias cidades do país.

O presidente  Jair Bolsonaro havia pedido na 5ª feira (12.mar.2020) que as manifestações fossem adiadas pelo risco da dispersão da covid-19, mas aderiu aos protestos em Brasília no início da tarde de domingo. Foi à área externa do Palácio do Planalto e tirou fotos com manifestantes que estavam  na Praça dos Três Poderes, do outro lado da cerca.

Bolsonaro também transmitiu sua participação em live no Facebook.

Antes de comparecer ao atos, o presidente compartilhou uma série de vídeos das manifestações em outras partes do país na sua conta oficial do Twitter.

Bolsonaro havia se declarado a favor das manifestações, embora tenha negado a pauta contrária a outros Poderes. Na última 5ª feira (12.mar), porém, pediu que os atos fossem cancelados devido à pandemia de coronavírus.

Neste domingo, depois de dar uma volta de carro por Brasília, o presidente apareceu na entrada do Palácio do Planalto para saudar apoiadores. Cumprimentou dezenas de pessoas com os punhos cerrados e outras com toques pelo contato das palmas das mãos. Por volta das 14h, cerca de 3.000 pessoas se aglomeravam em frente ao Palácio do Planalto.

Antes disso, Bolsonaro teve o cuidado de cumprimentar 1 membro da sua equipe pelo cotovelo. Várias pessoas com que o presidente se encontrou em sua viagem a Miami entre 7 e 9 de março estão contaminadas pela covid-19. O 1º exame que ele fez para detectar o vírus deu resultado negativo. A contraprova deve ser feita nesta semana. Um dos meios de contágio do vírus é pelo toque.

Conceição Regis, 61, foi uma das que cumprimentaram Bolsonaro. “Eu peguei na mão dele, sim e não tive nenhum receio. Acredito que a possibilidade de o Bolsonaro ter contraído o coronavírus seja uma armação política do centrão e da esquerda”, afirmou ela.

Os manifestantes gritavam as frases “eu vim de graça”, “fora Maia” e “mito”, “a nossa bandeira jamais será vermelha”. O presidente recebeu e abriu alguns presentes, incluindo 1 livro. A participação dele no ato em que manifestantes declararam palavras hostis ao Congresso e ao STF pode complicar a relação entre o Executivo e outros Poderes, sobretudo o Legislativo, que já enfrenta desgastes.

Em Brasília, a concentração começou de manhã na Esplanada dos Ministérios. Parte dos manifestantes ficou na Praça dos Três Poderes, em que Planalto, STF e Congresso se encontram.

Os atos estavam programados em 259 cidades –sendo 4 no exterior. Até às 10h25 deste domingo, a hastag #BolsonaroDay era o assunto mais comentado no Twitter do Brasil, com 214 mil menções.

Fonte: Poder 360

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email