Carregando...

Brasil se soliDARIZA a países vizinhos no combate ao coronavírus

Foi defendido hoje (6) pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a atuação solidária do Brasil com os países vizinhos nas estratégias a serem adotadas para um eventual combate ao novo coronavírus. Segundo Mandetta, o país que requer mais atenção é a Venezuela, mas, com a ajuda da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), será possível avançar nos trabalhos de vigilância e monitoramento.

Conforme explica o ministro, o Brasil é uma referência não só para os vizinhos, mas para todo o mundo, por conta do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse aspecto, nós temos ajudado na capacitação de todos os países vizinhos, bem como de alguns da América Central.

“Temos de ser solidários. O Paraguai, por exemplo, tem muita dificuldade com a parte laboratorial. Nós autorizamos que as amostras de seus pacientes suspeitos sejam rodadas aqui. Argentina e Uruguai têm uma boa estrutura. Nos preocupamos com a Venezuela por conta do desmanche do sistema de saúde deles, que resultou em casos de difteria e sarampo, e da fronteira com Roraima, um estado com estrutura de saúde menor e mais frágil’, afirmou após reunião com secretários de diversos estados e capitais.

“Por isso, vamos fazer um trabalho de vigilância e monitoramento junto com a Opas, que dialoga com o governo venezuelano”, firmou em seu discurso.

Carnaval

Questionado sobre os trabalhos da Pasta durante o feriado prolongado, Luiz Henrique Mandetta apenas reiterou que casos relacionados ao coronavírus irão ser estudados caso por caso e, minuciosamente respondidos para a comunidade em geral.

Em tempo: O Ministro disse que se porventura algo anormal surgir no Carnaval, a imprensa nacional será imediatamente avisada.

Fonte: Agência Brasil (Adaptado)

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email