O alerta mundial pelo coronavírus (2019-nCoV) chegou ao Ceará. Em coletiva de imprensa na tarde de ontem, o Ministério da Saúde confirmou a existência de um caso em investigação no Estado, junto a outros oito suspeitos em todo o Brasil. O homem (identidade preservada) que pode ter contraído a doença tem 27 anos de idade, é morador de Sobral, e está internado em um hospital privado no município da Região Norte. 

Segundo o titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Dr. Cabeto, as amostras dos exames do paciente deverão ser enviadas hoje (30) ao laboratório da FioCruz, no Rio de Janeiro. A instituição que será responsável por confirmar ou descartar o diagnóstico. “Em tese, é 24 horas depois que as amostras chegam lá”, afirma. 
Em nota, a Pasta comunicou que ele foi medicado, está em observação e em isolamento respiratório, com quadro clínico estável. Não esclareceu, no entanto, o protocolo que define em quanto tempo os testes laboratoriais devem apresentar o resultado. O homem esteve a trabalho na China e retornou ao Brasil há 12 dias já com os sintomas, segundo a Sesa. 

Nenhum caso de coronavírus no Brasil foi confirmado até o momento. O Ceará, no entanto, é o único estado do Nordeste a ter caso em análise.

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *