O cenário é favorável para chuvas no Ceará pelo menos até esta quarta-feira, 29, conforme análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Dados preliminares informados nesta manhã mostram que o acumulado de chuva em Fortaleza é de aproximadamente 25 mm. Na Capital, ventos chegaram a 42 km/h na madrugada. Na noite de ontem, 27, Sobral registrou ventania de 50,04 km/h.

As rajadas de vento são mais fortes durante o segundo semestre, chegando a 60 km/h em Fortaleza. A quantidade registrada nessa madrugada é classificada como vento fresco pela Escala de Beaufort, condizente com a atual condição de chuva.

Em Sobral, a condição é classificada como vento forte, dificultando até mesmo pedestres de andar contra a direção do vento.

Com a chuva, fortalezenses se deparam com os vários pontos de alagamentos na cidade, como na av. José Bastos e queda de árvores em pontos como na BR-116. Não há registro de casos graves provocados pelas chuvas. Em razão da pista molhada, motoristas devem manter a cautela. 

Para esta terça-feira, 28, a previsão é de nebulosidade variável em todas as regiões do Estado com eventos de chuva. A expectativa para a Capital é que volte a chover mais nos próximos dias, principalmente entre a madrugada e a manhã.

A influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), corredor de umidade atuante na porção sul da região, é a razão para o aumento de chuva no Estado. A instabilidade também cresce na região uma vez que ventos alísios tendem a convergir entre o Ceará o Rio Grande do Norte.

Fonte: O POVO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *